Tuesday 8 March 2011

"Faça do Seu Jeito" Muffins

Andei desesperadamente pesquisando por receitas interessantes para compartilhar aqui com vocês e eu penso que esta é ótima! 
A praticidade desta receita de muffins é impressionante considerando que você pode fazer do seu próprio jeito, adicione o que você quiser pra dar ao seu muffin seu sabor favorito (doce ou salgado). 
A receita básica é como segue:
Ingredientes "SECOS" 
2 xícaras de farinha de trigo 
1 xícara de açúcar 
2 colheres de chá de fermento em pó 
1/2 colher de chá de sal 
Ingredientes "MOLHADOS" 
1/4 xícaras + 2 colheres de sopa de óleo vegetal - eu sei que a medição é estranha, mas funciona  
1 ovo 
3/4 xícaras de leite - aproximadamente já que você terá que ajustar de acordo com seu ingrediente 
"SEUS" ingredientes 
1 xícara de qualquer coisa que você gostaria de colocar nos seus muffins - Eu dividi a massa básica em 3 e adicionado a cada terço minhas experiências:
1/3 xícara de sopa de figos secos e queijo azul (tipo gorgonzola) para o primeiro terço da massa, 
1/3 xícara de pistache picado e queijo azul para o segundo terço, e 
1/3 xícara de chocolate escuro e leite para o último terço.
Aqueça o forno a 200 graus Celsius. 
Peneire a farinha, o açúcar, o fermento e o sal e misture tudo junto. 
Em outra tigela, bata o ovo com o óleo. Faça um buraco nos ingredientes "secos" e despeje a mistura de ovo e óleo. Misture bem e acrescente metade do leite. Mexa até combinar e acrescente o "seu" ingrediente ou "seus" ingredientes. 
Se a sua escolha de ingrediente for molhada (como frutas tipo banana ou abacaxi), você provavelmente não vai precisar de muito mais do leite, mas se a sua escolha for seca (como frutas secas ou coco ralado), talvez seja necessário adicionar um pouco mais do que indicado na lista de ingredientes. Lembre-se que a massa não deve ser muito mole ou muito sólida. 
Unte a sua forma para muffins (ou de empadinha) ou simplesmente coloque a massa em copinhos de papel como os de "cupcake" (cloque a massa até 2/3 do copinho) e asse por cerca de 20 a 30 minutos ou até dourar. 
Obs: Se você escolheu um ingrediente salgado para o seu muffin eu recomendaria usar apenas 1/3 do açúcar e também adicionar outra pitada de sal à sua massa. 
Aproveite! Da minha experiência, o favorito do meu marido foi o de pistache e queijo azul e o meu foi o de figo seco e queijo azul. Qual é o seu??

No comments:

Post a Comment