Friday 11 March 2011

Panqueca da Mamãe

Há muitas receitas diferentes para panquecas e, obviamente, a minha favorita é um da minha mãe! Como eu disse antes no post "Comida e Eu", a minha mãe é chef e uma das melhores que eu já conheci, e suas receitas sempre funcionam para mim! Mesmo que às vezes eu adapte algumas ao meu gosto. A receita de panqueca pode ser usada para recheios doces e salgados. Aqui está a lista de ingredientes:
 250g de farinha de trigo  
100g de amido de milho  
2 xícaras de leite  
2 ovos  
1/2 colher de chá de sal  
Uma pitada de fermento em pó  
Manteiga - para untar a frigideira 
Bata todos os ingredientes no liquidificador e deixe descansar por, pelo menos, 30 minutos, então, enquanto isso, é uma boa idéia preparar os recheios e molhos para a sua panqueca. 
Aqui eu fiz recheio de espinafre, frango e mussarela com molho bechamel para prato principal, e nutella e creme de leite para sobremesa. Mas também gostaria de recomendar o recheio de queijo, presunto, tomate (tudo bem picadinho) e orégano e molho de tomate. Delicioso! Estou postando o vídeo de como eu cozinho as panquecas, mas se você não está tão confiante em virá-las no ar, faça com a ajuda de um garfo.

Eu não vou "listar" os ingredientes dos recheios, como eu acredito que você vai fazer o que quiser, mas vou descrever o que eu fiz de qualquer maneira ...
 
Para o recheio: Frite 2 peitos de frango picados em 1 colher de sopa de manteiga e 1 de azeite. Mistura 1 colher de chá de pasta de alho e frite até que os pedaços de frango estejam dourados. Coloque 1 cebola média picada e frite tudo até a cebola ficar macia. Desligue o fogo e acrescente cerca de 100g de espinafre e 1 bola de mussarela, ambos picados. 
Para o molho bechamel: Frite 1 cebola picada em 2/3 colheres de sopa de manteiga e 1/2 de azeite. Adicionar um cravo, uma pitada de noz-moscada e uma colher de sopa cheia de pasta de alho e frite até dourar. Adicione 3 xícaras de leite e em outra xícara de leite Dissolva 1 e 1/2 colheres de sopa de amido de milho. Tempere a gosto. Retire o alho, bata o molho no liquidificador e passe em peneira, se você preferir o bechamel macio (eu não me importo com a textura da cebola, mas se você está fazendo para as outras pessoas eu recomendo que você faça isso).
Preencha as panquecas com sua mistura.
 
Dobre os lados.
 
E coloque-os em uma assadeira.
 
Cubra com queijo cheddar.
 
Coloque o bechamel sobre as panquecas e polvilhe queijo parmesão e um pouco de pimenta-do-reino.
Asse em forno pré-aquecido a 180 graus Celsius por aproximadamente 20 minutos.
 

Sirva quente. A foto abaixo pode não parecer tão apetitosa, mas posso garantir que estava uma delícia! 
Para a sobremesa eu coloquei 2 colher de chá de nutella na panqueca, dobrei e servi com uma colher de sopa de creme de leite (poderia ter sido sorvete se eu tivesse algum no meu congelador!) Delícia!

No comments:

Post a Comment