Saturday 19 February 2011

Deleite de Abóbora Assada

Eu adoro abóbora, cabotiá, de todas as variedades de vegetais que você pode comer só com uma colher. Os sabores doce e de nozes das abóboras sempre vão bem com queijo e torradas, bem, não posso nem falar a respeito que minha boca enche d'água! Bem, então deixe os ingredientes prontos e experimente:

 

1 abóbora média 
1 ramekin cheio de abobrinha (courgette)
1 ramekin de pimentão amarelo cortado em quadrados 
1 ramekin de cebola (do tipo shallots) picada 
1 ramekin de alho-poró picado
1 ramekin de tomates cereja cortados em metades 
1 ramekin (uma bola) de mussarela em fatias 
20g de amêndoas em flocos 
Uma pitada de pimenta em flocos (ou pó) 
4 colheres de sopa de azeite 
1 colher de chá de vinagre balsâmico 
1 colher de chá de açafrão 
1/2 colher de chá de pasta de alho 
1 colher de sopa de queijo parmesão 
1 colher de sopa de farinha de pão - ideal e se vc pegar uma fatia de pão de forma e bater no multiprocessador
Sal e pimenta-do-reino a gosto 
Aqueça o forno a 200 graus Celsius. Corte a abóbora no meio e retire as sementes com uma colher. Corte a polpa da abóbora em cruz como na foto. 
Misture em uma xícara 2 colheres de sopa de azeite de oliva, todo o vinagre balsâmico, a pasta de alho e o açafrão, e pincele a mistura sobre as metades da abóbora. Coloque-as em uma forma, cubra com papel alumínio e coloque no forno pre-aquecido. Enquanto isso, prepare o recheio em outro tabuleiro adicionando a abobrinha, cebola e pimentão amarelo, uma pitada da pimenta em flocos, sal e pimenta-do-reino a gosto e as outras 2 colheres de azeite, misture tudo e coloque também no forno marcando 15 minutos no timer.
Quando passarem os 15 minutos, descubra as metades da abóbora e coloque mais 10 minutos no timer. Após esses 10 minutos, acrescente ao recheio os tomates, alho-poró e amêndoas e de volta ao forno para mais 12 minutos.

Tire tudo do forno, coloque o recheio em cima das metades de abóbora, cubra com a mussarela e polvilhe com queijo parmesão e as migalhas de pão. E asse por mais 10 minutos ou até as migalhas de pão dourem
É delicioso com uma salada de rúcula temperada apenas com vinagre balsâmico, azeite e sal. E também é ótima companhia para uma boa taça de pinot noir ... Espero que você goste!

1 comment:

  1. Nossa...deu água na boca...que delícia, heim?Vou tentar fazer em casa..rs!!Este bolg tá bombando!Bjo, linda cooker!!

    ReplyDelete