Friday 18 February 2011

Gratinado ou Torta?

Para este dia frio, não há nada melhor do que preparar a comida, sentar no sofá esperando o forno cozinhar a comida pra você. Este é o tipo de prato que você pode preparar com antecedência e deixar na geladeira até a hora que você tiver com fome ou vontade (mas não o deixe na geladeira por um dia, se precisar, cozinhe primeiro, deixe esfriar e depois coloque na geladeira, dai então você pode comer os pedaços aquecido no microondas). Este gratinado, ou torta, ou o que você quiser chamá-lo, é muito fácil de fazer e delicioso para comer. Você vai precisar de:
1 batata grande - ou duas, se você não quiser usar a batata doce 
1 batata-doce 
250g de chouriço picado - salsicha espanhola 
200g de alho-poró 
200ml de creme de leite 
Sal, pimenta-do-reino e pasta de alho a gosto 
Queijo parmesão para polvilhar no topo 
Aqueça o forno a 200 graus Celsius (gás 6). Corte as batatas (regular e doce) em discos finos. Unte o fundo de um pirex com manteiga (e pasta de alho) e colocar alguns dos discos de batata para cobrir o fundo do prato.
Tempere com muito pouco sal e pimenta-do-reino (considerar que o chouriço é salgado e irá liberar seus caldo) e faça uma camada com chouriço e alho-poró por cima.
   
Repita o processo de camadas de novo (batatas, tempeiro, chouriço e alho-poró).
A última camada deve ser de batata. 
Polvilhe o parmesão ralado em cima e despeje o creme de leite sobre a torta, fazendo com que ele entre nos orifícios espalhando-se por todas as camadas do gratinado/torta.
Cubra o oirex com papel alumínio e coloque na prateleira do meio do forno para assar por 30 minutos coberta e mais 20 minutos depois de descoberto.O resultado será algo parecido com isto: 
 
E se você gosta dele como meu marido e eu, depois de 40 minutos você pode ter um prato como este (que eu terminei no dia seguinte): 
Delicioso com um vinho branco (Pinot Grigio ou sauvignon blanc)! Hummmmmmmmm!

No comments:

Post a Comment