Monday 10 January 2011

Arroz com Aletria (cabelo de anjo)

Um dos pratos de domingo que minha mãe faz é o arroz com cabelo de anjo.
Adoro este arroz e meu irmão conseguiu aperfeiçoá-lo!  
Eu não tenho certeza se esta é uma receita libanesa ou egípcia, mas sei que suas origens se encontram pr’aquelas bandas. 
Eu nunca tentei cozinhá-lo e preciso registrar aqui que eu não estou acostumada com medir as coisas quando vou cozinhar, por isso, este blog é um verdadeiro desafio, mas um bom desafio!
Para reproduzir esta receita que eu tive de imaginar as medidas de cada ingrediente, em que vou descrever aqui e comentar sobre eles. 
Eu usei ramekin de medida, porque as xicaras aqui têm tamanhos diferentes em comparação com as brasileiras. 
Para esta receita eu usei: 
2 ramekins de arroz tipo 1 
1 ramekin de vermicelli (o macarrão cabelo de anjo) - mas eu acho que eu deveria ter usado mais, sendo assim, quando você cozinhar, use 2 ramekins de macarrão
1/2 ramekin de cebola picada
1 colher de sopa de açafrão em pó
1/2 colher de sopa de pasta de alho - normalmente eu faço minha própria pasta de alho com sal (que dura um mês, por isso eu faço bastante no meu multiprocessador) 
1 colher de sopa de manteiga - eu só uso manteiga com sal 
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1,25 litros de água fervente 
Sal e pimenta a gosto - eu coloco 1 colher de chá de sal e metade de pimenta-do-reino 
Primeiro frite o cabelo de anjo na manteiga. Quando a massa estiver dourada junte a cebola. 
Como a cebola solta água espere até que ela seque, depois adicionar o açafrão, frite um pouco e adicione a pasta de alho. Quando a pasta de alho secar, adicione o óleo e o arroz. 
Frite o arroz um pouco até que os grãos fiquem opacos (eles são um pouco transparentes quando crus). Despeje a toda a água fervendo, tempere a gosto e deixe cozinhar tampado. A partir de agora, em fogo baixo por 15 a 20 minutos. 
E lembre-se: não misture o arroz do momento que você tempera até que esteja pronto. Deixe cozinhar por si só, caso contrário ele ficará "unidos venceremos". 

  
Espero que gostem!
VEJA FOTOS EM "RICE WITH VERMICELLI"
* PRÓXIMA DA RECEITA PLANEJADA: Apple Crumble

No comments:

Post a Comment