Sunday 16 January 2011

Meu Não Realmente Frango Satay (diz-se satê - que é um molho a base de amendoim)

Bem, eu estou chamando essa receita de "não realmente" porque não tem o mesmo gosto do molho satay do chinês da esquina (que é ótimo, mesmo vindo de uma portinha que nem é restaurante). Mas tendo dito isso, o meu molho satay também estava em gostoso! - Modesta, eu?? ;-))) E como sempre, caberá a você experimentar, melhorá-lo e comentar ... Para o meu molho satay eu usei:  
2 colheres de sopa de manteiga de amendoim lisa - Eu preferiria ter usado a uma crocante  
1 colher de sopa de molho de soja 
1 colher de sopa de mel  
1 colher de sopa de vinagre balsâmico  
1 colher de chá de pasta de alho
1 colher de chá de óleo de gergelim  
1/2 colher de chá de mistura de especiarias - temos aqui um "mixed spicies" que é canela, cravo, cuminho, colorau e outras especiarias todas em pó 
1/2 colher de chá de açafrão 
1/3 colher de chá de gengibre ralado  
1/2 pimenta vermelha - a gosto, eu prefiro suave, menos apimentado  
Suco de 1 limão  
1 cebola pequena - eu esqueci esse ingrediente no meu molho, mas eu aposto que ele vai fazer diferença
Coloque todos os ingredientes na batedeira e está pronto!
Para o meu frango:  
2 peitos de frango - limpos e cortados em tiras  
1/2 colher de chá de pasta de alho  
1/2 colher de chá de sal  
1 colher de azeite  
Pimenta-do-reino a gosto  
Grelhar as tiras por 2 minutos de cada lado, baixe a chama, grelhe por mais 3 minutos cada lado, aumente a chama novamente terminar e dar cor. Coloque o frango em uma tigela e misture com o molho - você pode servi-lo separadamente, se você preferir - e ele está pronto. 
Com arroz branco e salada estava uma delícia!

Minha receita de arroz branco:  
2 1/2 colheres de sopa de óleo vegetal  
2 ramequins de arroz tipo 1 
1 colher de chá bem cheia de pasta de alho  
Sal a gosto  
Cerca de 750 ml a um litro de água  
Frite o alho no óleo, quando bem frito, adicione o arroz.  
Quando o arroz ficar opaco, adicione a água cerca de 5 cm acima da linha de arroz, tempere a gosto (experimente a água para verificar se ele tem sal suficiente para você), colocar a tampa na panela, baixar a chama e deixe por cerca de 20 minutos. Mais uma vez, não misture o arroz até que esteja pronto. Todo mundo no Reino Unido que experimentaram meu arroz, amaram. Então, experimente! 

* Jon (meu ex professor de Inglês) me desafiou a cozinhar a moqueca brasileira usando peixe brasileiro inglês. Assim, a próxima receita planejada: Moqueca de peixe inglês.

Obs. Se você tem alguma receita que você gostaria de ver "minha versão", me desafie! Obrigado Jon!

No comments:

Post a Comment