Saturday 22 January 2011

Vieiras com Crosta de Coentro

Passei esta semana com desejo de comer peixe, então hoje meu marido e eu fomos fazer compras e gastamos em frutos do mar.
Sendo assim, as próximas receitas provavelmente serão baseadas em comilanças aquáticas!
Eu criei a receita de hoje influenciada pelos bilhões de programas de cozinha (especialmente Rick Stein - o amante de marisco) que eu tenho assistido na TV desde que eu cheguei no Reino Unido.
Eu totalmente AMO vieiras e agora você deve ter pensado: Cyntia ama QUALQUER alimento! E se você pensou isso, você está certo! Enfim, vieira é especial!
Para esta receita você vai precisar de:
4 vieiras nas próprias conchas 
Pré-aqueça o forno a 200 graus Celsius.  
O molho:  
1/4 de cebola picada  
1/2 alho-poró picado  
1 colher de chá de pasta de alho  
1/2 colher de sopa de manteiga  
1/2 colher de sopa de azeite de oliva  
150 ml de leite - 100 ml para iniciar o molho e 50 ml para dissolver a maisena  
1 colher de sopa de maisena  
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado  
1 colher de sopa de mussarela ralada  
1 colher de sopa de creme de leite  
1 gema de ovo  
Uma pitada de noz-moscada 
Sal e pimenta a gosto  
Derreta a manteiga com o azeite em uma panela e adicione a cebola, fritando até dourar. Adicione o alho-poró e a pasta de alho e frite-os um pouco antes de adicionar os 100 ml de leite. Quando o leite começa a ferver, dissolva a maisena no restante do leite e adicione à panela. O molho vai engrossar. Retire do fogo, comece a bater a gema de ovo e junte o molho, pouco a pouco (se você adicioná-lo de imediato o ovo vai coalhar). Após a mistura ter sido toda combinada, coloque a panela de volta ao fogo (fogo baixo) e adicione o parmesão e a mussarela, assim como o creme de leite e a pitada de noz-moscada. Experimente e tempere a seu gosto. Despeje uma colher ou mais (se couber) sobre as vieiras nas conchas e reserve. 
Para a crosta: 
1 fatia de pão branco - pão de forma
Um punhado de salsa - tanto ou tão pouco como você preferir
1 colher de sopa de queijo parmesão  
1 colher de sopa de azeite 
Sal e pimenta a gosto 
Misture todos os ingredientes no multiprocessador e bata até que a mistura se pareça com um cuscuz verde. Polvilhe em cima das vieiras (que terá o molho por agora). Assar no forno por 10 minutos ou até que a crosta doure. Sirva imediatamente com uma espremidinha de limão.
É MUITO gostoso! E eu espero que você AME!!

No comments:

Post a Comment